Os benefícios dos exercícios abdominais
Os benefícios dos exercícios abdominais
Os benefícios dos exercícios abdominais vão muito além da “barriga de tanquinho”
Atrás da parede abdominal, encontram-se as partes vitais do nosso organismo, portanto os exercícios abdominais ajudam na manutenção da tonicidade muscular desta região do corpo, evitando a degeneração das fibras que acabam se relaxando pela pressão e pelo peso dos órgãos.
Algumas dicas que pode ajudar você;
1- Repare na sua respiração, expire na subida e inspire ao descer, ou seja, solte o ar no momento de força e puxe no momento de relaxamento. (o momento de força normalmente é aquele que você utiliza para realizar o movimento, e não quando está retornando)
2- A posição dos pés interfere na qualidade do exercício. Procure uma posição que deixe seu corpo confortável e que você não sinta dores nas costas e/ou lombar. Existem diversas variações destas posições, por isso procure seu professor para um melhor aproveitamento.
3. Qual a importância da elevação das costas na hora da abdominal? Quanto maior a elevação, mais rápido será o resultado
4- Freqüência dos abdominais: Normalmente o ideal é de três vezes a quatro vezes por semana, para dar um descanso para a musculatura. O trabalho realizado depende muito da velocidade e da parte da musculatura trabalhada, por exemplo, quando o exercício é realizado com o levantamento do quadril do solo, sendo feito um movimento de elevação das pernas no sentido do teto, é focada a região infra-abdominal, desta forma para os mais viciados em treino tem como se trabalhar o abdômen todos os dias com estas variações.
5- Tente fazer o possível para manter o pescoço alinhado com as costas. Para os iniciantes é valido, após algumas repetições, colocar as mão no pescoço para evitar incômodos. Lembre-se que a força é na barriga, e não no pescoço e/ou nos braços e mãos que estão auxiliando no movimento.
6- Concentre a força na barriga, procure se concentrar no movimento, sinta seu corpo no exercício.
7- Ainda sobre o posicionamento do corpo para o exercício, uma dica é deixar os braços junto ao corpo, fazendo com que estes sigam o movimento como um todo. A segunda é não deixar os braços e/ou cotovelos apoiados no chão durante a execução do exercício. Esta ultima sugestão não vale para os abdominais infra e/ou oblíquos.
8- O mais importante além da quantidade é a qualidade, muitas vezes realizamos mil abdominais por dia e não tem o mesmo efeito de 50 bem feitos. Procure um de nossos professores para um melhor aproveitamento.
9-Sentir dores pelo corpo na hora do abdominal não é normal, a única “dor” que se é permitida durante qualquer exercício é um leve ardor e/ou incômodo na musculatura que está sendo trabalhada, neste caso o abdômen. Por vezes alguns alunos sentem desconforto na região cervical, pescoço, para melhorar isso siga a dica 5, citada anteriormente.
10- RESULTADOS: Nem sempre o abdominal ajuda a ficar com uma barriga de “tanquinho”, para isso lembre-se que é importante um treino completo, boa alimentação e descanso. Ainda assim, os “quadradinhos” que todos nós sonhamos nas nossas barrigas ainda dependem de uma dose de genética.
Você poderá gostar também:
Importância de Contrair o abdomen
Ecercício embaixo d’agua
10 Alimentos ricos em proteínas
Alimentos e sua ajuda para o treino
Esses exercícios melhoram o equilíbrio, postura e fortalecimento muscular, além de darem mais forma ao corpo. Como o objetivo dos abdominais é fortalecer e definir a musculatura, o ideal é combina-los com exercícios aeróbicos para otimizar os resultados do treino