Você está criando crianças LEGAIS? Parte II
Você está criando crianças LEGAIS? Parte II
Na semana passada no nosso Falando Sério enfatizamos como é importante cultivar a gentileza e compaixão nos pequenos.
Hoje o texto vai explorar como criar oportunidades para seus filhos praticarem atos gentis e expressar gratidão.
Você está criando crianças LEGAIS?
2. Crie oportunidades para as crianças praticarem gentileza e gratidão.
Por que?
Nunca é muito tarde para se tornar uma pessoa boa, mas isso não vai acontecer por acaso. Crianças precisam praticar a compaixão pelo outro e expressar gratidão por aqueles que se importam e contribuem para a vida deles. Pesquisas mostram que pessoas que tem o habito de expressar gratidão são mais prestativas, generosas, complacentes e flexíveis – e com isso elas são mais propensas a serem felizes e saudáveis.
Como?
Aprender a ser gentil é como aprender a tocar um instrumento ou praticar um esporte. Precisa de repetição diária. Não importa se é para ajudar um amigo com a lição de casa, ou um projeto especial para aula. Aprender a agradecer também envolve praticas diárias.
Tente isso
- Não recompense seu filho para cada ato de ajuda, como por exemplo tirar a mesa do jantar. Nós devemos esperar que nossos filhos ajudem com as tarefas domésticas, com os irmãos e vizinhos, e somente recompensá-los dos atos incomuns de bondade.
- Fale com seu filho sobre atos de gentileza e não gentileza que eles vêem na televisão e atos de justiça e injustiça que eles notem ou escutem falar nas notícias.
- Faça que a gratidão seja uma rotina diária na hora das refeições, na hora de ir para cama, no carro ou até mesmo no ônibus ou metro. Expresse gratidão por aqueles que colaboram direta e indiretamente conosco.
Deixe seus comentários, mande sua lista de atos de gentileza pra gente ou use a #materniarte
Você poderá gostar também:
Como ajudar seu filho a controlar a raiva
25 frases que não deve falar ao seu filho