Cuidado com o sol e as substâncias fotossensibilizantes
Cuidado com o sol e as substâncias fotossensibilizantes
Substâncias fotossensibilizantes podem estar sob a forma de plantas, frutas, medicamentos ou até cosméticos e tornam a pele e mucosas mais sensíveis à luz ou às radiações ultravioletas do sol, aumentando o risco de lesões e queimaduras.
Neste verão, tome cuidado com a exposição aos raios solares combinada ao consumo de limão, tangerina, salsa e aipo e à utilização de perfumes, loção de barbear, desodorantes e outros elementos fotossensibilizantes.
O sol faz bem à saúde, desde que aproveitado da maneira correta. Expor-se excessivamente aos raios solares é uma das causas do tipo de tumor mais frequente na população brasileira: o câncer de pele, que corresponde a 30% dos casos registrados da doença. Medidas simples podem evitar a maioria deles e, para alertar sobre este problema e incentivar a prevenção, foi criada a campanha Dezembro Laranja.
No Brasil, culturalmente a população não tem o hábito de se proteger do sol como é recomendado. “Embora os raios solares sejam mais intensos no verão, a proteção tem que ser todos os dias, em todas as estações do ano”, alerta a Dra. Rosanna Nocito, dermatologista das unidades Itaim e Morumbi do Hospital São Luiz. Segundo ela, a melhor forma de prevenir começa na consulta com o dermatologista, para que o profissional analise o tipo de pele e indique como a proteção deve ser feita da melhor maneira possível.
E lembre-se que sua pele é o maior órgão do seu corpo – portanto, preserve-a.
www.aquasport.com.br