Sucos para bebês, dar ou não?
Sucos para bebês, dar ou não?
Esta semana a Academia Americana de Pediatria lançou a nova recomendação sobre a ingestão de sucos para bebês, crianças e adolescentes!
A grande novidade foi a contra-indicação da ingestão de suco de frutas antes de 1 ano de idade. Muito se fala (eu já falei dos sucos por aqui!) sobre a pobre constituição nutricional dos sucos e a forte recomendação de ingesta de frutas no seu lugar!
Resumi aqui os principais pontos do guideline americano:
✔️Crianças não devem tomar sucos em garrafinhas ou copinhos de fácil transporte que permitam o consumo livre de sucos durante todo o dia.
✔️A exposição excessiva dos dentinhos aos açúcares dos sucos podem levar a uma facilidade para o aparecimento de cáries. Não deve ser oferecido suco para as crianças na hora de dormir.
✔️ Todas as crianças devem ser encorajadas a comer frutas e as maiores devem ser orientadas sobre os seus benefícios, como a maior quantidade de fibras, além de saber que o consumo excessivo de sucos assim como de refrigerantes, contribuem para o ganho excessivo de peso.
✔️ Leite materno ou a fórmula infantil são suficientes os bebês. Leite e água são suficientes para crianças maiores.
✔️ O consumo de sucos industrializados devem ser fortemente evitados para as crianças de todas as idades.
✔️ Medicações não devem ser ofertadas em sucos, pois estes podem interferir na efetividade de ação dos mesmos. Além do mais, os sucos de fruta não são apropriados no tratamento da desidratação nos quadros de diarréia. ✔️ O suco de frutas não oferece nenhum benefício nutricional sobre a ingestão de frutas in natura (amassadas, em pedaços ou inteiras – de acordo com a faixa etária) e não tem nenhum papel essencial na saúde de crianças e bebês com uma dieta saudável balanceada.
✔️ Consumo excessivo de sucos está associada à má nutrição (pouco ou excessivo ganho de peso)
✔️Suco de fruta in natura, na quantidade adequada, pode e deve ser parte de uma dieta saudável em crianças após os 12 meses.
Como ficou?
Até 1 ano – não oferecer
1 – 3 anos = meio copo ou 120ml/dia
4 – 6 anos = 180ml/dia
7 – 18 anos = um copo ou 240ml
Por Dra Rafaella Gato Calmon