Sobre a exposição do MAM. Isso é Arte?
Sobre a exposição do MAM. Isso é Arte?
Muitas pessoas me questionaram essa semana sobre o caso do homem nu no MAM-SP
Hoje vou parar para falar um pouco sobre isso e dar MINHA opinião.
Isso é arte???
Uma menina de 6/ 7 anos não tem discernimento e nem está entendendo o contexto.
A própria mãe esta colocando ela nessa situação em cumplicidade com o museu, curador, artista e o público. Nessa idade e toda a infância é uma fase bem delicada de formação da personalidade e a criança é vulnerável psicológica e emocionalmente.
O que ela precisa é proteção da família e orientação.
O museu alega que ela estava com a mãe e a sala onde ocorria a performance estava devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística. Nós pais e educadores sabemos como uma criança nessa idade é frágil. Em qualquer outro lugar esse tipo de comportamento seria repudiado, e os adultos envolvidos sofreriam consequências (o vídeo está disponível na internet)
O que eu pude perceber vendo o vídeo: a criança está constrangida, não quer fazer isso e depois que acaba e volta rapidamente para o seu lugar e no final é parabenizada pela plateia. Existem várias obras e vários lugares que ela pode aprender e usufruir mais da Arte.
Expor uma criança dessa maneira como se a palavra “arte” tornasse o artista livre do julgamento popular e da própria justiça não está correto.
Não importa discutir se isso é arte. Vamos refletir e antes de mais nada, se questionem e sempre se coloquem no lugar da criança!!!! Isso é necessário??? Vai agregar o que na vida dela?
Quero que esse texto faça todos pararem para pensar. Definitivamente essa sala não é lugar para uma criança !!!!!!
Como uma novela onde pessoas nuas são expostas com sexo explicito também não é!!
Funk e determinadas músicas também não são!!!
Sei que eu vivi nos anos 80 e sei muito bem todos dessa época foram “sobreviventes” e que nossa família não pensava assim, mas quem disse que não podemos mudar??
Lembrando: Não quero que a obra seja retirada da exposição pois tem um contexto (para adultos pensarem) ADULTOS E NÃO CRIANÇAS.
Essa é a minha opinião. E você o que acha. Lembrando esse espaço é para debater com educação e cordialidade.
COMPLEMENTANDO – Não adianta querer comparar arte e países, nós moramos em um país com taxas de abuso sexual infantil alarmantes. Se fossemos uma sociedade justa, honesta e equilibrada, talvez tudo isso pudesse ser diferente. (Aaaaa mas arte está fazendo o seu papel de incomodar, questionar)
Ao invés de escutarem “especialistas em arte” aconselho a escutar o relato das crianças ou pessoas que na infância foram molestadas por um adulto.