Questionando os tais hábitos de vida saudáveis
Questionando os tais hábitos de vida saudáveis
Semana passada conversando com uma amiga, ela me contou que tem uma avó que chegou a mais de 90 anos de idade mesmo comendo banha de porco diariamente. Vira e mexe escuto algo assim questionando os tais “hábitos de vida saudáveis” tanto preconizados pelos médicos. Gente, o problema não é banha de porco! Naquela época se comia banha, mas não se consumia pacotes de salgadinhos e bolachas cheios de gorduras adicionadas pela indústria para durar mais. Naquela época o molho de tomate era de tomate e não de tomate mais uns 15 ingredientes que você nem sabe do que se tratam. Tempero no feijão? Era a cebola e o alho do quintal e sal e não um pacotinho ou um tablete cheio de sei lá o que dentro. Frutas e verduras? Direto da horta pra casa e sem uma tonelada de agrotóxicos! Carne cheia de hormônios? Peixe com mercúrio? Nem pensar!
Eu sei que é impossível impedir a família de consumir esse tanto de porcaria disponível em larga escala e mais barato que comida “de verdade” como na época da vovó, mas porque não minimizar os efeitos deletérios sempre que possível?
Hoje foi dia de feira! Nem sempre consigo comprar orgânicos e sei que pela realidade brasileira, custos e disponibilidade tornam inviáveis esse tipo de consumo regular para a maioria da população. Estou higienizando e usando bicarbonato para tentar diminuir os agrotóxicos. Comprar frutas da época também é uma boa dica pois frutas na estação normalmente requerem menos agrotóxicos na sua produção.
Exagero e perda de tempo (sim, eu já ouvi isso)? O tanto de pessoas doentes e morrendo jovens me dizem que não. Que tal começar a pelo menos refletir a respeito?
Dra Ana
*Para ver como higienizar adequadamente frutas e verduras veja o vídeo no nosso canal do Saúde4kids no YouTube