Falando Sério: A Importância do Sujar.
Falando Sério: A Importância do Sujar.
Nesse último sábado, a Adriana foi convidada pela @tricaebr a dar uma palestra sobre A Importância do Sujar. A palestra teve uma repercussão super positiva nas nossas redes sociais e então resolvemos compartilhar esse assunto super interessante aqui com o nosso publico querido do MaterniArte! O nosso Falando Sério de hoje vai abordar A Importância do Sujar!

A Importância do Sujar – por Adriana Engelmeyer Bouzan
A criança tem a necessidade natural de pintar. Isso é uma herança ancestral.
A primeira ação de um bebê quando consegue pegar em uma caneta é ir direto para a parede. Não adianta brigar, dizer que não pode, ele precisa fazer isso.
E porque não dar uma parede para ele brincar? Assim ele saberá que ali pode e não fará em toda a casa.
O mesmo devemos fazer quando a criança manifesta o desejo de comer sozinha. Se a mãe não deixar o filho alimentar-se afirmando que ele vai se sujar, está dizendo, para ele, que ele não é capaz de executar tal tarefa. A criança duvida de si mesma porque, em primeiro lugar, duvidaram dela. Sua autoestima fica enfraquecida, pois começa a não ver-se capaz de ser autônoma. Quando é permitido experimentar, a criança estabelece um vínculo positivo com a aprendizagem porque não terá medo de perguntar, de duvidar, de buscar soluções para problemas, será corajosa e experimentará sem medo os alimentos. Este vínculo está diretamente ligado à construção da autonomia. A cada conquista, incorpora os conhecimentos adquiridos e cria sua própria bagagem de aprendizado. Estudos e pesquisas mostram que crianças que brincam e se sujam são mais flexíveis, populares e bem-sucedidas.

Oferte cadernos, cartolinas, revistas velhas, livros velhos, eles adoram e vão ficar entretidos por um bom tempo, além de desenvolverem várias habilidades relacionadas com a criatividade e a coordenação motora. Compre muito giz de cera, canetinhas com tinta lavável e acima de tudo, tenha muita paciência, pois eles estão em desenvolvimento e sua criatividade não pode ser tolhida e sim incentivada.
É fundamental o apoio e a supervisão do adulto durante a segunda infância (dois a seis anos), fase onde a autonomia está se estabelecendo e a confiança desenvolvida na primeira infância (zero a dois anos) está sendo fortalecida. A criança constrói o conhecimento por meio do contato com o ambiente onde aprende manuseando e descobrindo novos sabores e aromas e conhecendo cores e textura.

Os pais que são sensíveis aos interesses dos seus filhos e sugerem atividades instigantes tem crianças mais criativas e desenvolvidas. Quando a criança é tolhida muitas vezes se reflete em sua motricidade fina e terá problemas para segurar o lápis e escrever quando chega a fase da alfabetização. Crianças que não tem contato com o mundo real “sujo” estão sob o risco de serem menos maleáveis e não serem bem-sucedidas no futuro.
Quando o momento de construção da autonomia não é desenvolvido o suficiente, a criança pode apresentar traços de personalidade ligados a obsessão por limpeza, meticulosidade, autoritarismo, e outros. Alguns desses traços aparecem na escola acompanhados das dificuldades de aprendizagem, cadernos “absurdamente” organizados, desenhos sempre com régua, uso excessivo da borracha, pouca interação social, auto cobrança exagerada.
Portanto, permita a manipulação, crie espaços para estimular a criatividade e a curiosidade que já faz parte da criança.
E, acredite, porque é verdade: se sujar faz bem!
Na semana que vem vamos trazer as 7 Dicas para deixar seu filho se sujar! Aguardem!
Fotos: Lembra art produções
setembro 17, 2014 @ 6:48 pm
Querida, que orgulho ver vc ministrando palestra! /o
Muito bacana o assunto abordado, pois criança precisa mesmo conhecer e explorar o mundo que a cerca.
Grande beijo!
julho 13, 2015 @ 1:49 pm
Thais, bom dia. Li seu texto/palestra sobre a “importancia do sujar” e gostei muito a forma como voce aborda o assunto, enfatizando a flexibilidade para a construcao da personalidade de cada sujeito em desenvolvimento, Sou psicologo com formacao em psicanalise Freudiana e Lacaniana pela Associacao Campinense de Psicanalise (ACP). Gostaria de receber seus escritos/textos por email (inaciosl@uol.com.br).