Fabricando sua tinta com gema e pigmentos
Fabricando sua tinta com gema e pigmentos

Mas por onde começar? Como fazer a sua própria tinta? Tenho certeza que um monte de pessoas que estão lendo esse post devem pensar isso e eu aviso antes de mais nada, é mais fácil do que você imagina e uma experiência inesquecível para as crianças.
O que é a têmpera? É qualquer tinta em que o pigmento é dissolvido em água e algum tipo de cola, muitas tintas guache são assim e com passar do tempo esse nome passou a designar uma tinta feita à base de ovo.
A técnica da têmpera já é conhecida desde a Grécia antiga e foi muito utilizada na Europa da Idade Média dizem que foi inventada por Jan van Eyck no século XV. Neste período os artistas pintavam, principalmente retábulos, que eram painéis em madeira ou afrescos na decoração de paredes geralmente com motivos religiosos.
E como fazer?
Você pode usar ou pigmentos naturais ou comprar nas lojas o pigmento já pronto.
Esse ano fizemos uma pintura inspirada na arte rupestre e cada um fabricou um cor diferente com pigmentos naturais.

Para evitar que a pintura mofe ou seja atacada por insetos devemos colocar 2 ou 3 gotas de fungicida. O óleo de cravo é uma boa opção para crianças, por não ser tóxico.
Aqui usamos carvão, couve, beterraba, terra, canela e cenoura para serem os pigmentos naturais



Alguns exemplos do resultado do trabalho final


