Duvidas sobre o banho de sol do bebê
Duvidas sobre o banho de sol do bebê
Até um tempo atrás o banho de sol era orientado de rotina como fonte de vitamina D, pois ela é sintetizada na pele com a ajuda da luz solar.
Porém, desde 2013 (Consenso de Dermatologia), a exposição ao sol não é mais recomendada devido a vários estudos indicarem que os efeitos nocivos do sol na pele são cumulativos e que os cuidados são necessários desde cedo. Bebês até 6 meses não podem usar filtro solar e, portanto, devem ficar longe do sol.
Mas não posso mais sair de casa com meu bebê?
É claro que pode. É só lembrar de protege-lo da exposição direta ao sol com chapéu, boné, roupinha e procurar sempre a sombra. Após os 6 meses, usar protetores solares indicados para crianças e evitar exposição direta no período entre 10 e 16 horas.
E a vitamina D? Como fica?
Os pediatras costumam receitar gotinhas de vitamina A+D para os bebês tomarem. A Sociedade Brasileira de Pediatria já recomendava a suplementação de vitamina D mesmo com o banho de sol.. Para os bebês em aleitamento materno já na primeira semana de vida deve ser iniciada a vitamina.
E por que a vitamina D é importante?
Ela permite a absorção de cálcio pelo organismo, necessário para a resistência e força dos ossos. Além disso, estudos mais recentes mostram que ela atua na prevenção de câncer, diabetes, obesidade e infecções