Quando devo introduzir o peixe na alimentação do bebê?
Quando devo introduzir o peixe na alimentação do bebê?
Uma dúvida muito frequente dos pais quando falamos de introdução alimentar é sobre quando e como podemos dar peixe para o bebê. Pela Sociedade Brasileira de Pediatria, o peixe pode ser introduzido na alimentação complementar a partir dos 6 meses de vida mesmo com história familiar de alergia, já que sabe-se que a introdução tardia deste alimento está até mais relacionado a indução destes quadros.
Você poderá gostar também
10 passos da alimentação saúdavel
Quando introduzir ovo na alimentação do bebê
Mitos e verdades da alimentaçnao da gestante
Emagrecendo em duas semanas
O peixe entra como componente de proteína animal na alimentação complementar. É uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, cálcio, cobre, potássio, zinco e gorduras polinsaturadas (ômegas 3/6 – fatores de proteção cardiovascular de hipertensão arterial e diabetes) que são encontrados principalmente em peixes marinhos. Seu consumo recomendado é de pelo menos 2 vezes por semana (porções de 100g) e deve-se dar preferência a peixes em filé sem espinhas e sempre bem cozidos ou grelhados.
E especialmente aqui para vocês uma receita deliciosa de Nugget de peixe branco
A receita de nuggets recomendada para bebês maiores de 7 meses.
Fácil e saudável.
Passo a passo:
1 – Pegue uma cebola pequena, três dentes de alho, um maço de cebolinha, uma colher de sopa de azeite extra virgem, 50ml de água filtrada, uma pitada de pimenta do reino (opcional) e uma de sal marinho (caso seu bebê tenha mais de 12 meses). Bata tudo em um processador até virar uma pastinha.
2 – 600 gramas de pescada branca sem espinhas
3 – Em um bowl, misture a pastinha com o peixe
4 – Acrescente nesta mistura, aos poucos, uma xícara de farinha de aveia até ficar homogêneo.
5 – Pegue uma porção pequena e faça uma bolinha (a massa é bem grudenta mesmo!) e “empane” na farinha de milho, depois amasse com a mão até dar a forma quadradinha de nuggets.
6 – Vá colocando os nuggets com cuidado (ainda tá meio mole) sobre o papel manteiga ou papel filme (pvc).
7 – Faça camadas colocando sobre o outro separando com papel.
8 – Coloque tudo em uma forma grande, cubra a parte de cima e leve ao freezer/congelador por 4 horas. Com eles congelados embale porções em saquinhos tipo ZipLoc.
Quando precisar é só levar ao forno médio por 30-40 minutos (depende do forno) ou até ficar bem douradinho. Você pode levar ao forno congelado mesmo e na metade do tempo deve virar para ficar dourado e crocante dos dois lados. Congelado cru: validade 30 dias.