O que fazer depois que você gritou com seu filho?
O que fazer depois que você gritou com seu filho?
Essa é uma situação super difícil… você tenta seguir todas as dicas para dar uma boa educação para os seus filhos… e de repente… pronto! Eles aprontam uma e você perde a cabeça… grita mesmo e não sabe o que fazer depois… Calma… aqui estão 5 dicas básicas para te ajudar a controlar a situação:
1. Respire: quando você esta brava, com raiva… seu corpo todo se tenciona, seu coração dispara e como consequência você não pensa claramente. Ponha seu corpo e mente de volta nos eixos com alguns segundos de respiração. RESPIRE fundo 4x. Inspire e Expire.
2. Fique atenta para uma segunda provocação: Seus filhos podem não desistir tão facilmente. É muito fácil de cair na mesma discussão novamente. Lembre-se que você deve ter controle da situação… e você deve achar uma maneira de se controlar. Tente achar um Mantra para meditar e te ajudar a manter a concentração.
3. Assuma a sua responsabilidade. Ensine seu filho como assumir seus erros e responsabilidades sem colocar a culpa no outro. Você pode dizer assim: “Bem, me desculpe, eu realmente perdi o controle!” Mantenha o foco da conversa no seu ato…não complemente com …”mas, você não deveria ter feito isso ou aquilo…”
4. Tente novamente: De uma chance a você mesma de tentar controlar a situação de uma outra maneira. Vamos tentar de novo. Diga: “Sim, vou tentar de novo sem gritar,” ou ” Eu estava bastante irritada antes que talvez eu não tenha escutado o que você queria me dizer direito.” Se assim mesmo você ainda se sente brava, irritada… tente esperar mais um minuto e respire…
5. Restabeleça a conexão com seu filho: Se você disse palavras que machucaram, deu um castigo severo ou ate mesmo rolou uns tapinhas… seu filho pode se afastar de você… tente colocar essa situação de lado e converse com ele… conecte-se novamente.
Quer saber mais como ajudar seu filho ter mais autonomia?
Quer saber se você superprotege o seu filho?
E pense nisso:
- Tente achar a razão: ao invés de tentar esquecer o que aconteceu… de um tempo e quando estiver calma, tente pensar por que isso aconteceu. O que realmente causou o estopim da gritaria. Qual foi a palavra que seu filho falou? Você se sentiu realmente fora do controle?…tente encontrar a razão que realmente de tirou do sério .
- Essa raiva segue um padrão de comportamento? você se vê nessa situação constantemente? Você tem dificuldade de controlar sua raiva? Se você se encontra numa “onda de raiva” sem controle… talvez seja a hora de procurar ajuda. pode ser seu medico, terapeuta, um amigo próximo… alguém que você possa dividir seus pensamentos.
“Admitir que você tem dificuldade em lidar com a raiva, não significa que você não é uma boa mãe…mas sim que você tem a coragem de admitir que algo não esta certo e precisa mudar! Isso sim é um sinal que você é uma boa mãe!”
E você tem alguma dica para dividir com a gente?
tradução livre e adaptada do artigo 5 Things to Do After You Yell at Your Kids escrito pela Nicole Schwarz do site imperfect families.com
Imagem: <a href=”http://cliparts.co/clipart/2384952″>Image source: Cliparts.co
Maio 23, 2015 @ 1:26 am
Ótimas dicas da Thais. E realmente é importante a gente identificar a razão, o que gerou o problema para poder entendê-lo melhor e assim corrigir e prevenir para que não se repita.
beijos
Chris
julho 24, 2015 @ 3:10 am
Ótimas dicas. Isso acontece com toda mãe, então é bem legal saber que caminho tomar quando acontecer. Além disso, bem lembrado que se for algo constante, é melhor procurar ajuda!
Um beijo
http://www.mamaeaprendiz.com
fevereiro 15, 2017 @ 11:25 am
Duro que quando a gente perceber já gritou, já brigou e em alguns casos, já até deu uma palmada. Geralmente o grito vem carregado de cansaço, saco cheio, sono, frustração e em último lugar, a peraltice do filho. É preciso repensar!